domingo, 2 de maio de 2010

Depois do Temporal!!! After all!

Nesta 3a.feira, artistas se reúnem para juntar fundos, num show beneficente para as vítimas do temporal que abalou, destruiu e quase afogou um grande parte do Rio de Janeiro.
O show será no Teatro Municipal de Niterói e reverterá sua renda e tudo o adquirido para os desabrigados de Niterói. Temos que começar organizadamente por algum lugar.
Deixe-me falar um pouco sobre o aspecto político que desagua no humanitário desta questão.
O Rio de Janeiro, cidade maravilhosa por sua geografia - dádiva divina - e nada relativo à mão do homem - vive sog o seguinte jargão: Depois a gente vê como fica, a gente acha remédio!
Remediar e nunca precaver é quase o que podemos ler nos outdoors da cidade tão maravilhosa.
Não posso negar que um povo mal educado e desleixado faz parte do problema. Um povo que joga lixo onde quer, e o faria mesmo que houvesse uma lixeira pendurada em cada poste da cidade.
Será que essas pessoas não se perguntam: Vou jogar pela janela uma lata ou copo plástico ou um chiclete o um papel de bala ou uma porcaria qualquer e essa porcaria vai parar aonde? Ela vai se desintegrar como que por encanto?
Acredito que nem essa consciência existe  nesse povo sujismundo. Terrível pensar assim.
Quantos bueiros poderiam estar desimpedidos, dando vazão para a água da chuva que precisa ser escoada? Mas não. Estão eles sujos de lixo e, mais uma vez, porcaria!
Mas não vamos eximir esse governo lambão de nada. Lambão, pouco preparado, pouco estruturado, desleixado. Porque não criar políticas de prevenção? Talvez porque elas não dêem voto, talvez porque elas lidem apenas com suposições de desgraças e ninguém quer ser o cavaleiro do apocalípse pra ficar falando sobre isso, talvez porque se saiba que a corda vai estourar do lado mais fraco.
Porque permitir o avanço das favelas nas encostas? Porque permitir áreas de riscos de serem invadidas e sediadas como condomínios com vista para o mar ou para as florestas lindaas da nossa cidade?
Gente é hora de reinvindicar alguma coisa! É hora de fazer um protesto de precaução. Solução antecipada, resposta sem necessidade da pergunta. Povo lambão, governo lambão!
Não quero mais ser parte disso não.
Não quero mais ter que fazer shows beneficentes se isso poderia ter sido evitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário